Vocabulário Gaúcho

Olá amorecos O(≧∇≦)O Fiquei mega feliz de você terem apreciado minha resenha foi a primeira que eu fiz hahaha. Estou criando uma fanfic, quer dizer não sei se será uma fanfic ou um livro ainda, só depois que eu terminar eu vou decidir. Eu queria saber se vocês gostam de posts com compras do mês? Estou pensando em fazer um sei lá. Eu coloquei lá no fim da sidebar um gadget com meu twitter, se quiserem seguir é só avisar que eu sigo todo mundo de volta Sabe quando você fica de ressaca de um livro? Estou bem assim já há três dias, é tão ruim ter que voltar para a realidade que vivemos cara ಥ_ಥ

Todo mundo aqui sabe que sou Gaúcha né? Então quem não sabia ficou sabendo agora haha. Assim como outras regiões do Brasil o Rio Grande do Sul tem um vocabulário diferente. Hoje eu vim trazer para vocês o significado de algumas palavras que falamos diferente mas que quer dizer a mesma coisa.




Achego: Proteção.
Agregado: Pessoa pobre que se estabelece em terras alheias, com autorização do respectivo dono.
Água-Benta: Cachaça, destinada a ser bebida ocultamente.
Amargo: O mesmo que chimarrão.
Anta: Pessoa interesseira ou burra.
Aprochegar: Chegar perto.
Arapuca: Armadilha para pegar passarinhos, trapaça.
Arreios: Conjunto de peças com que se arreia um cavalo para montar.
Bagual: Cavalo manso que se tornou selvagem. Reprodutor. Homem que namora muito.
Bah: Usado para demonstrar: surpresa, alegria, tristeza, alívio, animação, dor, aprovação, desculpa,...
Baita: Grande, enorme.
Bodoque: Estilingue, funda.
Boia: Comida.
Buena: Boa, gostosa. Interjeição, como olá.
Bugio: Macaco de médio porte, comum na região.
Cabresto: Peça de couro que é apresilhada ao buçal para segurar o cavalo ou o muar.
Cambicho: Apego, paixão, inclinação irresistível por uma mulher.
Campear: Procurar.
Carreira: Corrida de cavalos, em cancha reta.
Carreteiro: Prato típico, feito com arroz e charque.
Chalana: Embarcação ou lancha grande e chata.
China: Mulher gaúcha, mulher de vida fácil, esposa.
Credo: Exclamação de espanto.
Cupincha: Companheiro, amigo, comparsa.
Derriba: Do lado de cima.
Entrevero: Mistura, desordem, briga, confusão de pessoas, animais ou objetos.
Facada: Pedido de dinheiro feito por indivíduo vadio, incapaz de trabalhar, que não pretende restituí-lo.
Faceiro: Contente.
Fatiota: Terno, conjunto de roupas do homem: calça, colete e paletó.
Galpão: Construção rústica, existente nas estâncias.
Gaudério: Pessoa que não tem ocupação séria e vive à custa dos outros.
Guampa: O mesmo que chifre, usado nos mesmos vários sentidos.
Guapo: Forte, vigoroso, valente, bravo.
Guri: Criança, menino.
Hasta: Até.
Iguaria: Culinária, comida.
Invernada: Grande extensão de campo cercado.
João-Grande: Pessoa alta, metido, ganancioso.
Judiado: Machucado, sem forças, acabado.
Jururu: Cabisbaixo, tristonho, abatido.
Lábia: Habilidade de conversa.
Lasqueado: Trouxa, metido a besta, passado.
Lida: Trabalho no campo. Qualquer tipo de trabalho.
Loco: Interjeição para muito, como em: "Loco de especial".
Lomba: Qualquer terreno em declive.
Mate: O mesmo que chimarrão
Negacear: Recusar-se, resistir.
Negrinho: Designação carinhoso que se dá a crianças ou a pessoas que se tem afeição.
Pala: Poncho leve, de brim, lã ou seda, de feitio quadrilátero e com as extremidades franjadas.
Palanque: Esteio grosso e forte cravado no chão, com mais de dois metros de altura.
Papudo: Indivíduo que tem papo.
Pelea ou Peleia: Briga, disputa, combate.
Pelego: Couro da ovelha.
Piá: Menino, guri.
Prenda: A mulher do gaúcho. Mulher bonita, com bons dotes, prendada.
Redomão: Cavalo recém domado.
Relho: Chicote com cabo de madeira e açoiteira de tranças semelhantes a de laço.
Sanga: Pequeno curso d'água menor que um regato ou arroio.
Talagaço: Pancada.
Talho: Corte, ferimento.
Tapera: Casa de campo, rancho, qualquer habitação abandonada.
Tchê: Meu, cara.
Tranco: Passo largo, firme e seguro, do cavalo ou do homem. Ex: andar ao tranco.
Tri legal: Algo muito legal.
Tu: Denominação para uma 3ª pessoa.
Upa: Abraço. Rápido.
Vareio: Susto, sova, surra, repreensão.
Vaza: Vez, oportunidade.
Vil: Covarde, desanimado, fraco.
Vivente: Pessoa, criatura, indivíduo.
Xucro: Diz-se do animal ainda não domado, bravo, arisco.


Eu não coloquei todas, coloquei só o que eu mais falo, espero que tenham gostado do vocabulário do povo do Rio Grande do Sul, é diferente né? Talvez eu faça mais postagens sobre coisas daqui se gostarem o que acham? Até a próxima e um grande beijo da Larý :*

27 comentários:

  1. O Tri Legal é muito engraçado ouvir vocês falar, porque pra nós paulistas é uma coisa muito "hã? , nossa que cafona falar assim" sabe, a entonação que vocês falam isso é muito legal, eu gosto muito hahahahahaha.
    Eu morro de vontade de conhecer o sul, mas sinto que terei que ter um mini dicionário pra entender vocês !! hahahaha.

    Adooooorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo dizendo isso pra lá e pra cá hahahaha. Terá mesmo haha, mas pode vir será muito bem recebida <3

      xoxo

      Excluir
  2. Tri legal o post :)
    Hahahaha sério, sou de Porto alegre e adorei ;D
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu achei a sua resenha muito boa para a primeira vez u3u
    Eu tenho um dicionário com esse vocabulário, é realmente muito engraçado u3u
    sessão proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada haha *u* Eu não sabia que existia um dicionário .O. hahaha <3

      xoxo

      Excluir
  4. Genteee, mas que lindeza , eu adoro gaúchos!
    Super Beijo, te espero lá <3

    www.eaijuliablog.com.br FANPAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderExcluir
  5. Ai eu adoro gaúchos, quero muito morar no Sul ♥
    Bjs

    http://www.universodasmulheres.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Vem logo, pode ficar na minha casa haha <3

      xoxo

      Excluir
  6. Guria, nem tinha reparado que tu é daqui do Sul, uhuuuul amei! Sou gaúcha também. Nosso vocabulario é tudo de bom, eu adoro kkk.

    Beijos
    www.keithpappen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma flor daqui haha <3 Eu faço de tudo para não transparecer que sou Gaúcha nos posts porque é diferente e talvez nem todos entendam né? Haha <3

      xoxo

      Excluir
  7. que dimais haha é bem diferente daqui da minha região interior de sp onde a gente fala cada um de uma forma rs e bem doido

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, sério? Aqui a maioria fala assim.

      xoxo

      Excluir
  8. kkkkkkkkkkkkk que interessante, agora sei entender as pronuncias dele! Ameii!
    Beijoos =)

    www.dollpink.com.br

    ResponderExcluir
  9. Achei super interessante essa postagem uehuehueh

    Equalizando - [visite, baby]

    ResponderExcluir
  10. sou de MG, e sempre gosto de conhecer novas culturas, amei sua resenha <3
    algumas palavras eu já até ouvi, e são faladas por aqui, mas outras são bem estranhas haha
    beijos
    https://rhaquel-rocha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai em MG é diferente também né? Eu peguei a mania de falar "trem" com vocês hahaha <3

      xoxo

      Excluir
  11. Nossa, quanta coisa!
    A maioria nem sabia que era de origem gaúcha hehe eu por exemplo falo muito "baita"
    (*^3^)/~☆ Beijos
    Fragmentada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, muitos falam sem saber que é original daqui <3

      xoxo

      Excluir
  12. O meu namorado é gaúcho, ele é de São Marcos,aí pertinho da tua cidade. Quando nos conhecemos eu vivia perguntando pra ele sobre inúmeras gírias que ele dizia e que eu não entendia nada. Agora eu já entendo bastante. Adorei o post!
    Beijos ♥

    http://escrevicomflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pertinho mesmo. UAHSAUH, entendo, depois fica mais fácil né?

      xoxo

      Excluir
  13. Uma outra coisa que é linda é o sotaque de vocês! Sinceramente eu sou apaixonada HAHAHA.

    Beijos,
    http://www.girlbeinggeek.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAHUSAH, se vocês me virem falar vão fica rindo até no outro dia hahaha.

      xoxo

      Excluir
  14. Tri legal essa lista :P eu nao conhecia 1/3 haha, mesmo tendo familia la
    QUE VERGONHAAA haha

    Muito bom, amei!
    Beijos
    http://nicoleregiane.blogspot.ca/

    ResponderExcluir


Leia as regras:
♥ Seu comentário tem que ter relação com o post.
♥ Não xingue ou desrespeite a blogueira ou os demais leitores.
♥ Sugestões e criticas construtivas são sempre bem vindas.
♥ Deixe o link do seu blog no final do comentário (sem o http://, para não ser considerado spam) e assim eu possa retribuir a visita ♥
Agora já pode comentar!